A heterocromia ocular é um quadro de condição oftalmológica onde a pessoa ou um animal possui olhos de colorações diferentes. A heterocromia é um quadro tão raro que afeta seis entre mil pessoas. Ela é mais comumente encontrada em animais que nascem com olhos de cores diferentes, como por exemplo cachorros ou gatos. Existem dois tipos dela, a congênita e a adquirida.

Heterocromia congênita

A heterocromia Congênita está ligada à condição genética da pessoa e em especial ao gene que é responsável pela quantidade de melanina nos olhos (gene EYCL3). É um tipo de condição ocular diagnosticado em pessoas que nascem com diferentes cores na íris dos olhos. Geralmente é identificado nos bebês que possuem a Síndrome de Waardenburg, uma circunstância genética que provoca a mudança da cor dos cabelos, da pele e dos olhos. Além de também causar a perda de audição.

Bebês que nascem com a Síndrome de Horner também podem ser afetados desde o útero ou no momento do nascimento, causando danos na enervação dentro do sistema nervoso que afeta diretamente a pupila dos olhos, tornando-as menores e mais claras.

Heterocromia adquirida

Já no caso da Heterocromia Adquirida, a pessoa pode ter a cor dos olhos transformada por conta de algum tipo de trauma ou doença. É o caso de pessoas com inflamação na íris, traumas nos olhos, glaucoma (aumento da pressão intraocular), pessoas com tumores, ou diabetes, que também podem ocasionar a heterocromia.

Quando as pessoas possuem a íris dos olhos de cores diferentes a condição é chamada de completa. Já quando um único olho possui duas cores diferentes é chamado de  condição setorial. Na condição setorial é possível identificar pequenos pontos de uma cor diferente na íris da pessoa.

A íris é a parte responsável por dar cor aos olhos. Quando existem alguma diferença de cor entre elas é possível hoje em dia fazer a correção e uniformizar a tonalidade da íris utilizando lentes de contato coloridas.

Lentes de contato para quem possui Heterocromia Ocular

Antes de tudo é necessário explicar que quando a Heterocromia Ocular é algo genético, essa condição não oferece riscos para a pessoa que possui esse quadro. Procure o seu médico oftalmologista para que ele indique qual é a melhor opção para o seu caso.

Já para quem adquiriu a Heterocromia Ocular ao longo da vida, o fato de possuir essa condição traz um claro alerta para que ela  procure um oftalmologista com urgência.

Cuide sempre da saúde dos seus olhos, eles são importantes ferramentas que usamos todos os dias. Para conhecer mais sobre as soluções visuais que temos a oferecer, acesse o nosso site e confira as nossas opções.