Saber qual é durabilidade e o tempo de uso das lentes de contato é muito importante para quem busca correção dos problemas visuais ou mesmo por uso estético. Segundo a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato existem 8,4 milhões de usuários de lentes de contato com grau somente aqui no Brasil. Hoje vamos explicar melhor como funciona o uso das lentes de contato com troca programada.

Quanto tempo dura uma lente de contato com grau?

Pessoas que precisam usar lentes de contato todos os dias devem estar sempre atentas na indicação da embalagem sobre o tempo para o descarte. Existem hoje no mercado lentes de contato para descarte anual, diário, mensal e quinzenal. Para entender sobre como funciona o uso de cada uma delas, veja as dicas que vamos dar a seguir seguir.

Limpeza e conservação das lentes

Saber como funciona a limpeza e a conservação das lentes de contato com grau é importante para não correr o risco de que elas fiquem com impurezas e impróprias para o uso. Esse fato ocorre pois as lentes de contato sofrem diversas interferências físicas como as nossas lágrimas, influências ambientais como a poluição ou mau uso das lentes no dia a dia. Fazer a limpeza correta das lentes utilizando soluções multiuso evita que microrganismos externos entrem em contato com os olhos e causem diminuição da acuidade visual, contaminação da córnea por bactérias, fungos ou vírus, com consequente o aparecimento de infecções nos olhos.

O ressecamento da camada aquosa da lágrima, a poluição do ar da cidade, ter a pele oleosa ou a entrada de maquiagem e cremes nos olhos através do suor podem também  prejudicar o uso das lentes de contato.

Em dias quentes a radiação ultravioleta emitida pelo solo transformam o cálcio, a lisozima (enzima responsável pela defesa imunológica dos olhos) e a mucina (proteína responsável pela viscosidade lacrimal) presentes nas nossas lágrimas em um depósito de proteínas impregnado nas lentes de contato.Para resolver esse problema de depósito de proteínas nas lentes de contato, existe o removedor de proteínas, um produto específico para fazer a desimpregnação da proteínas contidas nas lentes de contato. Outro aspecto importante para a conservação das lentes de contato é que elas devem ficar armazenadas em um estojo para lentes após a retirada dos olhos.

A lente de contato descartável dura quanto tempo?

As lentes de contato estão disponíveis no mercado em diversas opções. Encontrar a lentes de contato certa paras os seus olhos depende de como funciona a sua rotina, qual o tipo de correção visual você precisa, além das recomendações de seu médico oftalmologista de confiança.

Como o próprio nome diz, as lentes de contato descartáveis servem para o uso somente em um dia, após isso elas devem ser descartadas. Existem lentes de contato descartáveis para a correção de astigmatismo, hipermetropia, miopia e presbiopia ocular.

Usar lentes de contato torna a nossa vida muito mais fácil e prática. Elas permitem mais mobilidade para fazer esportes, não embaçam na chuva e além disso, não permitirem reflexos e distorções como os óculos de grau apresentam.As lentes de contato indicadas para o uso estético são responsáveis por mudar a cor dos olhos ou realçar aspectos existentes de cor ou da íris. É importante estar em dia com a consulta do seu oftalmologista a fim de evitar futuros problemas de visão. Adquira sempre lentes de contato de marcas conhecidas no mercado, assim você garante conforto,  proteção e segurança para os seus olhos.