As lentes de contato são uma solução para aqueles que precisam usar óculos, mas buscam por mais conforto e praticidade. Elas exigem cuidados especiais e atentar-se com a troca correta das lentes é primordial. Existem muitos tipos de lentes de contato, cada uma indicada para uma condição, como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

O período de troca das lentes de contato com grau varia de acordo com o tipo de lente que você usa: se elas são para hipermetropia, miopia, astigmatismo ou presbiopia. O descarte delas pode ser diário, quinzenal, mensal ou anual.

 

Lentes diárias

 

As lentes diárias oferecem maior conforto aos olhos, já que todo os dias você está com uma lente nova. Um tipo de lente super prática pelo fato de que a pessoa não precisa se preocupar com a limpeza delas, já que vão ser descartadas ao final do dia.

As lentes de contato Clarit 1 Day da CooperVision, por exemplo, são feitas de silicone hidrogel e por serem de descarte diário permitem um menor acúmulo de depósitos, além de obterem um excelente desempenho no uso, pois o material em que as lentes são feitas permite que mais oxigênio passe através da córnea para os olhos.

 

Lentes quinzenais e mensais

 

Por não serem descartadas ao final do dia, elas necessitam de cuidados diários com as soluções de limpeza. O descarte dessas lentes é feito, respectivamente, ao final de 15 e 30 dias, depois que as lentes são abertas.

Modelos como a Acuve Oasys e a Air Optix Aqua, oferecem hidratação prolongada e maior passagem de oxigênio, garantindo conforto ao longo do dia.

 

Lentes anuais


Essas lentes são mais vantajosas pelo fato de serem mais econômicas em relação às outras. Porém, é necessário se ater realmente aos processos de limpeza e manutenção das lentes e do estojo, que devem ser feitas diariamente com as soluções de limpeza para lentes de contato.

A Natural Vision Incolor é um exemplo de lente de contato gelatinosa, de descarte anual, que permite um alto nível de hidratação e passagem de oxigênio aos olhos, sendo super confortável e de fácil adaptação para quem usa.

 

O prazo de validade das lentes de contato  

 

O período de troca das lentes de contato varia conforme o tipo de lente que o paciente necessita. É importante lembrar que a validade das lentes de contato começa quando elas são abertas, independentemente se você as usa ou não. Por exemplo: se você opta por uma lente de descarte mensal, a validade é de 30 dias a partir do momento que ela é aberta, mesmo que você a use apenas uma vez dentro desse período. O uso inadequado das lentes de contato pode acarretar em sérios problemas oculares, como infecções, alergias e, em alguns casos graves, até cegueira.

Antes de comprar lentes de contato novas ou diferentes, consulte o seu oftalmologista de confiança. Ele irá se certificar de que o modelo escolhido é adequado para os seus olhos e para a sua rotina!

Não se esqueça de visitar a nossa loja virtual e conhecer todos os nossos produtos e soluções para os olhos.