Quem precisa corrigir um determinado problema de visão como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia pode optar entre usar lentes de contato óculos. Mas como escolher qual é a opção certa para o seu caso? Existem diversos pontos a se considerar, por isso hoje vamos relatar os vários aspectos que englobam cada opção.

Além de ser algo primordial para cuidar da saúde dos olhos, usar óculos ou lentes de contato é uma escolha muito pessoal e seu uso varia para cada tipo de pessoa. Existem milhares de opções de marcas e modelos de armação de óculos. Assim como existem inúmeras marcas de lentes de contato no mercado.

Quais as vantagens de usar óculos de grau?

O que antes era motivo de vergonha com os antigos modelos de óculos de grau que existiam nas lojas, em sua maioria não eram pensados como acessórios de moda, hoje são itens importantes e disputados principalmente em relação ao design dos modelos e pelo desempenho que eles oferecem no uso.

O design de um óculos de grau pode fazer mudanças significativas até para combinar com a simetria do rosto. Existem diversos tipos e modelos disponíveis, como o modelo gatinho, redondo, quadrado, oval, retangular, ponte dupla e como não lembrar do incrível modelo aviador, imortalizado pela marca Ray Ban e visto em diversas celebridades mundo afora.

São variadas opções que você pode escolher, uma para cada ocasião. Você pode ter um modelo para usar quando estiver no trabalho e outro para ocasiões especiais, como um jantar ou uma festa. Além disso, as cores das armações podem combinar com a sua personalidade: cores neutras, como marrom e preto ou mais chamativas, como vermelho, verde e azul. Os óculos tornaram-se acessórios tão importantes como ter uma bolsa ou sapato novos, afinal cada modelo mostra uma personalidade diferente.

Usar óculos de grau também pode proteger os olhos da sujeira e poeira que podem vir na direção do rosto. Já as lentes de contato não possuem essa proteção, pois quando a poeira entra em contato com as lentes e com os olhos, isso pode incomodar a visão.

Para quem quer ter mais mobilidade para praticar esportes, usar lentes de contato oferece muito mais liberdade para os movimentos. Além disso, as lentes de contato sempre vão seguir a direção do seu olhar para que você tenha um campo de visão mais amplo, maior foco e de forma mais natural.

Diferenças entre os óculos de grau e as lentes de contato

Diferentemente do uso de óculos, ao usar lentes de contato nada ficará entre o visual que você deseja e sua aparência natural. Outro ponto importante é que ao usar as lentes de contato com grau, você nunca precisa se preocupar em tentar lembrar onde esqueceu os óculos.

Os óculos precisam de limpeza nas lentes quando elas ficam embaçadas. Já as lentes de contato de uso contínuo (semanal, mensal e anual) precisam ser limpas diariamente com as soluções de limpeza especialmente indicadas para esse caso.

Optar entre usar óculos ou lentes de contato trata-se de uma escolha muito particular e deve levar em conta a rotina de cada pessoa, seus hábitos, estilo e gostos. Existem diversas marcas de óculos no mercado, com certeza uma delas vai caber no seu orçamento e combinar com o seu estilo.

Para quem quer investir no mundo das lentes de contato deixamos uma dica: as lentes de contato Acuvue são desenvolvidas pela Johnson & Johnson e possuem opções para todos os tipos de solução visual. Experimente aquela que melhor se encaixar na sua vida.