Manter uma alimentação saudável no dia a dia pode até parecer um desafio um pouco difícil de cumprir, principalmente nas grandes cidades. Sabemos como as tarefas diárias podem comprometer o tempo ou ainda a programação das pessoas durante a semana, e os compromissos podem também ser alterados ao longo do dia, tornando a sua agenda diferente do que antes você idealizava. Mas com foco e determinação é possível sim adotar hábitos mais saudáveis. Vamos falar sobre um assunto que interessa pessoas que usam lentes de contatos. O post de hoje é sobre  alguns alimentos que podem colaborar para manter ou até melhorar a saúde dos seus olhos.

A nossa saúde física é extremamente importante para que consigamos desempenhar todas as tarefas do nosso nosso dia, e uma alimentação saudável vai garantir a força, a concentração e o vigor no desempenho de todas elas. De acordo com uma pesquisa publicada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) feita com pessoas acima dos dezesseis anos de idade, cerca de 71% dos entrevistados disseram que preferem alimentar-se com produtos mais saudáveis, mesmo que o custo deles seja superior dos que não são considerados saudáveis.

E oito entre dez das pessoas entrevistadas disseram se esforçar para manter uma alimentação mais saudável durante a rotina. Para exemplificar de forma fácil como você pode deixar o seu corpo muito mais sadio e contribuir para melhorar a sua visão, nós listamos alguns alimentos importantes para você acrescentar na sua dieta alimentar e ainda cuidar da saúde dos seus olhos. Quando você cuida da claridade óptica da córnea, está contribuindo para melhorar a sua própria qualidade de vida.

Cinco alimentos que melhoram a visão

Peixes: Você já ouviu falar em Ômega 3? É um ácido graxo essencial que deve ser consumido para manter o bom funcionamento do nosso organismo. São gorduras boas, presentes em peixes, como o atum, o bacalhau e o salmão. Ao consumir esses alimentos, você estará protegendo os seus olhos dos risco de inflamações e estimulando a produção lacrimal, mantendo a lubrificação dos seus olhos em dia. Além disso, o Ômega 3 ajuda a manter as células da retina saudáveis. Consumir esses alimentos contribui para a prevenção dos olhos secos e afasta o risco de obter catarata ao longo da vida.

Frutas, legumes e verduras: Consumir alimentos direto da natureza traz diversos benefícios para a sua saúde, em especial aqueles que possuem uma coloração mais amarelada, avermelhada ou esverdeada. Esses alimentos obtém essa pigmentação graças aos carotenóides, que ajudam o nosso próprio organismo a fazer a manutenção do nosso sistema imunológico. Os carotenóides encontrados nesses alimentos, além de  desempenhar funções antioxidantes, convertem-se em vitamina A, que auxilia na manutenção da visão.

Cebola: Sabe quando sua avó costumava dizer que comer cebola faz bem para os olhos? Pois bem, ela estava certa! Além da cebola, o alho também colabora bastante para cuidar da saúde dos seus olhos, pois eles são vasodilatadores naturais, o que faz a pressão arterial diminuir e evita que você corra o risco de desenvolver problemas visuais como, por exemplo, o glaucoma.

Ovos: Conhecido no cardápio brasileiro e na alimentação de diversas culturas pelo mundo, a gema do ovo é rica em zeaxantina e  luteína. Responsáveis pela coloração amarelada da gema, também evitam o aparecimento da catarata. Mas lembre-se de manter o consumo de ovos de forma controlada em sua dieta, pois comer mais de dois ovos por dia pode aumentar o índice de colesterol no seu organismo.

Cereja e amora: Geralmente no final de novembro as colheitas de amora e cereja são finalizadas e elas estão disponíveis em maior quantidade para os consumidores. Para quem gosta, seu consumo é duplamente positivo. Por terem importantes propriedades antioxidantes e vitamina A, C, E e K, comer essas frutinhas de verão ajudam a impedir a progressão de doenças oculares já existentes, além de prevenir que você contraia outras doenças novas.

Manter uma excelente alimentação todos os dias, além de ajudar a cuidar da saúde dos seus olhos, também contribui para a beleza da pele, dos cabelos e ajuda no bom funcionamento do organismo como um todo. Invista na alimentação saudável e adote as nossas dicas nutricionais na sua dieta.